top of page
Ana Maria Marques



Ina Marques

Responsável pelo site

Manuela Peixoto

Responsável de Ano

Susana Ribeiro

 

SOBRE NÓS

A Nossa Missão

Acreditamos que a Catequese é tarefa de toda a Igreja! Os Catequistas, essenciais nesta tarefa, não agem isolados e é neste sentido que propomos a criação de pontes entre Famílias, Sacerdote e Catequistas. Procuramos indicar os caminhos de Jesus e ajudar a descobrir a força para os percorrer, vivendo em comunidade, ajudando a ser Igreja com uma atitude simples, humilde e atenta às necessidades dos outros.

Propomos um diálogo aberto e constante com as famílias, mantendo-as informadas sobre o nosso caminho ao mesmo tempo que procuramos um maior envolvimento nas celebrações de fé. Promovemos a partilha de ideias, experiências e materiais entre Catequistas, criando relações positivas, aceitando e valorizando as diferenças de idade e de formação pois na Igreja todas as vocações são importantes. 

O nosso grupo de Catequistas é uma experiência de Igreja e de comunhão! 

A Nossa Equipa

"O Catequista da adolescência cumpre uma missão concreta: anunciar Jesus Ressuscitado e o projecto de Deus para todos os homens. É, pois, porta-voz duma mensagem de Deus para os adolescentes.

 

A presença do Catequista num grupo de adolescentes há-de ser um convite a cada um, para que, a partir da sua situação pessoal, se comprometa no processo de amadurecimento da sua fé, inserindo-se sempre mais, na comunidade cristã."

 

a) Fidelidade a Deus e atenção ao grupo

Tornar presente no grupo a mensagem de Deus e fazêlo de modo fiel, ainda que adaptado. Ser fiel ao grupo pois a sua presença é de acolhimento e de escuta a cada um dos adolescentes que lhe está confiado. O Catequista é um adulto amigo, que valoriza as descobertas e atitudes de cada um, ainda que estas por vezes sejam incompletas e ambíguas.

 

b) A atitude do Catequista da adolescência: espontaneidade ou directividade?

Criar um ambiente de confiança, de liberdade fazendo com que cada membro do grupo se sinta reconhecido e aceite e possa participar de acordo com as suas capacidades. Há que desenvolver um clima que convide à criatividade e à participação empenhada. A educação da fé precisa de um rumo definido e objectivos claros. A atitude do "deixar correr" e do "entreter" pode conduzir a uma desinteressante perda de tempo. Por outro lado, uma atiude directiva em que a opinião e a postura do grupo é secundarizada não educa, gera ressentimentos e é desmotivadora. O Catequista deve conservar a sua autoridade, através de uma presença discreta, mas activa e dinâmica, orientada em favor do grupo.

 

c) Um novo estilo de relação

Adoptar uma atitude criadora de comunidade, que suscite, em todos os membros do grupo, a vontade de participação. Para tal é necessário superar as dependências infantis procurando que cada um construa a sua identidade, criar uma relação libertadora ao permitir aos membros do grupo ser actores principais da sua própria educação.

 

d)Atitudes básicas do Catequista dos adolescentes

Confiar, respeitar, criar um clima propício à comunicação, ser testemunha da fé.

 

"O Catequista da adolescência cumpre uma missão: testemunhar o amor de Deus e ser portador da sua mensagem para o adolescente concrecto, neste momento histórico. Aceita o papel de educador autêntico, com o que isto significa de risco, de desafio, de esforço e de compromisso. É alguém com uma experiência profunda e completa de fé e que é capaz de a partilhar, como algo imprescindível e valioso."

 

in Guia do Catequista Somos+

 

 

Perfil do Catequista

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

bottom of page